quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Ouro Preto.

As Cidades Históricas de Minas Gerais fazem parte do Patrimônio Histórico da Humanidade, Ouro Preto é uma dessas Cidades, em meio às suas ladeiras de paralelepípedo que recortam toda Cidade, podemos ainda encontrar varias construções e monumentos como: chafarizes, capelas, museus e um belo casario colonial que guardam e contam histórias dos séculos 17 e 18, épocas da era de ouro das minas e da Inconfidência Mineira.

A cidade abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, preservando jóias como as igrejas de São Francisco de Assis, considerada o ícone do estilo no país e obra-prima de Aleijadinho; e de Nossa Senhora do Pilar, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro. 
Uma grande atração da Cidade é a Matriz de Nossa Senhora da Conceição que possui oito altares laterais,  o primeiro, à direita da entrada, é o da Nossa Senhora da Boa Morte, sob o qual foi enterrado o grande gênio do barroco mineiro Aleijadinho.

A Casa dos Contos é outra grande atração da cidade, esse monumento é uma construção feita em estilo barroco mineiro,que ao contrário do barroco das cidades litorâneas brasileiras, pode ser considerado como tipicamente brasileiro. Historicamente, no decorrer do mesmo século, desenvolveram-se movimentos libertários inspirados em idéias iluministas e no exemplo da Revolução Americana, como na Inconfidência Mineira,o maior objetivo da Casa dos Contos é preservar a historia do Ciclo do Ouro e também promover a cultura nacional, foi construído entre 1782 e 1784 é uma das grandes relíquias da Histórica Cidade de Ouro Preto.

maria-fumaca-trem-da-vale-que-faz-o-passeio-de-trem-entre-as-cidades-de-ouro-preto-e-mariana-arlindo-silva-divulgacaoSe Você for em Ouro Preto, você não deve deixar de fazer um passeio de Maria-Fumaça, a famosa locomotiva da Cidade é datada de  1949, tem interior de madeira e desenho semelhante às composições do início do século 20. A viagem é feita de Ouro Preto até Mariana, a viajem não é longa, são apenas 18 quilômetros percorridos em aproximadamente uma hora, mas a experiencia é unica, a sensação de viajar no tempo é garantida. No cenário, paisagens típicas de Minas Gerais, formadas por cachoeiras e montanhas. O passeio acontece nos finais de semana e feriados. 


Em Ouro Preto, além do seu Centro histórico, encontramos outras atrações como o Parque Estadual do Itacolomi, este parque tem  75 quilômetros quadrados, e oferece trilhas para caminhadas leves acompanhadas por monitores e também expedições que chegam a 40 quilômetros, com belas paisagens descortinadas do alto do Pico do Itacolomi, a 1.700 metros de altitude. A reserva abriga ainda mirantes naturais, construções históricas - como a Casa do Bandeirista, erguida no início do século 18 -, e o Museu do Chá, com máquinas alemãs da década de 20. A melhor época para explorar o parque é durante a seca, que vai de abril a setembro. As temperaturas, entretanto, ficam próximas do zero grau.

Uma das coisas que tornam o Estado de Minas Gerais muito famoso é a sua culinária Tipica, em Ouro Preto, os restaurantes da Cidade servem os pratos típicos, como o frango ao molho pardo acompanhado de arroz branquinho, angu e couve, o feijão-tropeiro e o frango com quiabo. Guarde lugar para a sobremesa - doces de frutas e de leite, sempre servidos com queijo Minas. Quem quiser aproveitar essas delicias mineira é só procurar a Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), este é o local onde se concentram os famosos restaurantes da Cidade.

Conhecer Ouro Preto é conhecer um pouco da história de Minas Gerais e do Brasil, viaje mais, Viaje pra Ouro Preto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário