sábado, 8 de novembro de 2014

Sabará.


A Cidade de Sabará fica a cerca de 25 km da Capital Mineira e é vizinha da Cidade de Caeté,  Localiza-se às margens do Rio das Velhas e é um rico polo mineral e Siderúrgico,  também se destaca muito pelo turismo que é um ponto forte das Cidades Históricas de Minas Gerais. A região de Sabará foi uma das mais importantes da corrida do ouro, tanto que se situa na rota da Estrada Real, a história da Cidade se inicia naquela época do ouro e hoje Sabará é uma das Cidades mais importantes do Brasil em História e Tradição. 

A arquitetura colonial da Cidade é muito bonita e rica, e também é muito bem preservada, se destacando varias construções como casarões, Igrejas e monumentos religiosos que encantam os milhares de turistas que visitam a Cidade durante todo o ano.


Uma das Construções mais importantes da Cidade é a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que é uma da Igrejas mais importantes do Brasil no Estilo Barroco e foi construída de 1701 até 1710, a Matriz tem um exterior bem simples e singelo, mais o interior é fantástico, e impressiona por ser todo trabalhado em ouro e pelo teto que é pintado com motivos da ladainha de Nossa Senhora, os detalhes desta Igreja deixam todos os visitantes admirados, a Igreja possui uma das mais bonitas talhas do Rico Barroco Mineiro.

Outras construções religiosas se destacam em Sabará, como a Igreja de Nossa Senhora do Ó que foi construída a partir de 1717 e tem influencia Chinesa no seu interior.
 A Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi construída em 1763, e sua fachada foi talhada pelo maior artista mineiro de todos os tempos chamado Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Linda Cidade !!!!
Outra Construção importante de Sabará é a  Igreja do Rosário, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, sua construção totalmente com pedras foi iniciada em 1768 por escravos, que tiveram que interromper sua construção por causa da Lei Áurea, diz a lenda, que os escravos com medo da Princesa Isabel se arrepender da Lei Áurea foram embora correndo e deixaram a Igreja inacabada e os moradores do local não conseguiram completar a Igreja, pois, ela é assombrada pelos espíritos dos escravos que morreram durante a construção das paredes de pedra, diz a lenda que o que era feito durante o dia era estragado pelas almas durante a noite, a Igreja que é um marco da Cidade na verdade serve de muralha que protege com sua imponentes paredes de pedra outra Igreja construída em 1713, na Sacristia desta Igreja encontramos o Museu de Arte Sacra de Sabará com belíssimas peças dos séculos XVII e XVIII.

Como toda Cidade Mineira, Sabará esta muito ligada a Fé e a Religião, a Semana Santa da cidade é uma das mais procuradas do Brasil, Fiéis de todo a parte visitam Sabará neste período.    

Na Cidade que tem um maravilhoso e harmonioso conjunto arquitetônico encontramos encontramos vários outros pontos interessantes com o imponente Teatro de Sabará, também Chamado Casa de Opera, foi construído na primeira metade do século XIX e é um dos Teatros mais antigos da América, sua arquitetura tem forte influencia dos Teatros Ingleses do Século XVII. O Teatro em seus tempos de Glória recebeu visitantes ilustres como o Imperador D. Pedro I e sua Esposa a Imperatriz Amélia de Leuchtenberg.

O Museu do Ouro é outro ponto Turístico da Cidade que deve ser visitado, o local abriga um enorme acervo de objetos usados no ciclo do ouro e um maravilhoso acervo de peças barrocas.
Quero voltar!
O Chafariz do Kaquende é mais um importante da cidade e diz outra lenda que quem bebe de sua água sempre volta a Cidade.
Então venha Beber desta água, conheça Minas Gerais, conheça Sabará, viaje Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário